quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Biocombustíveis: considerações gerais


Cana-de-açúcar, matéria-prima do etanol
Desde o século XX, as questões ambientais têm ganhado cada vez mais espaço no cenário mundial. A resolução de tais questões desembocou em encontros internacionais para a formulação de novas medidas com o intuito de tornarem-se mais sustentáveis a produção industrial, o modo de vida das sociedades. Desta forma, os países passaram a discutir e buscar fontes de energias alternativas aos combustíveis fósseis, que na conjuntura atual são responsáveis pelas catástrofes ambientais.
Dentre as fontes alternativas em questão, é relevante analisar os biocombustíveis que poluem menos porque seu processo de produção tende a ser mais limpo e têm melhor balanço de emissão de CO2. Os biocombustíveis são, conceitualmente, derivados de biomassa renovável utilizados para a produção de energia, a exemplo do álcool e de resíduos de madeira. É imprescindível lembrar, também, que biomassa compreende massas orgânicas de origem biológica ou materiais não fósseis, úteis à produção de calor ou geração de energia elétrica.
São evidentes alguns dos benefícios do uso de biocombustíveis: são uma fonte de energia renovável, reduzem a dependência energética em relação aos combustíveis tradicionais e não comprometem o futuro do planeta, segundo o princípio de sustentabilidade. Outras grandes vantagens são a execução de um ciclo fechado – o que seria emitido no processo de combustão seria compensado pelo que é absorvido na produção da planta energética através da fotossíntese – e a redução na emissão de monóxido de carbono CO, fumaça preta, Hidrocarbonetos HC e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. Curioso e agradável é o fato de uma tonelada de biodiesel evitar a produção de 2,5 toneladas de dióxido de carbono. Esta é a razão para alguns acreditarem ser impossível negar que estes são os verdadeiros combustíveis do futuro.
Como se sabe, contudo, nenhuma fonte de energia está livre de desvantagens. Os biocombustíveis podem, em certas situações, tornar-se um verdadeiro problema para o ambiente, pois o crescimento do mercado de biomassa incita os produtores a produzi-los em grande escala, em detrimento da produção de alimentos. Em decorrência da pouca oferta, ocorre a inflação, somada à expansão da fronteira agrícola, à falta de importância com questões ambientais, ao consumo elevado de água, ao uso indiscriminado de fertilizantes e às emissões de gases nitrogenados que contribuem para a ocorrência de chuvas ácidas e do smog.
Os biocombustíveis constituem, apesar de suas desvantagens, uma fonte alternativa de energia que tende a crescer e a suprir a futura falta de petróleo no planeta. O Brasil já tem implantado o biocombustível, a exemplo do etanol, como energia há certo tempo, alcançando uma posição almejada por vários países na procura por energias renováveis. O sucesso deste mercado em crescimento dependerá, porém, da responsabilidade social de seus produtores no tocante aos impactos ambientais e à produção de alimentos, que podem causar grandes problemas socioeconômicos.

Obs.: O link disponibilizado abaixo é um arquivo PDF que fornece informações sobre a biomassa no Brasil, desde considerações gerais a dados de utilização da energia em cada região. Acesse-o!

Nenhum comentário:

Postar um comentário