quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Biodiesel



O biodiesel é um combustível renovável, pois é produzido a partir de fontes vegetais, misturado com etanol ou metanol, sendo um combustível totalmente limpo e renovável. Na sua produção, é removida a glicerina do óleo.
As vantagens do biodiesel consistem na geração de baixos índices de poluição, não colaborando para o aquecimento global, gera emprego e renda no campo, ajudando a extinguir, em partes, o êxodo rural; é uma fonte de energia renovável, dependendo da plantação de grãos oleoginosos no campo; é produzido em larga escala e com usos de tecnologia, e seus custos de produção podem ser mais baixos que o do petróleo.
As desvantagens do biodiesel consistem no fato do aumento de áreas agrícolas, que é proporcional ao uso mundial de biodioesel. Em países onde a fiscalização não é adequada, pode haver o alto grau de desmatamento das florestas pra dar espaço à plantação de grãos; com o uso de grãos para a produção do biodiesel, poderemos ter o aumento do preço dos produtos derivados desse tipo de matéria-prima que utilizam eles em alguma fase da produção.



Obs.: É comum ver-se em notícias a letra B seguida por um número, quando se trata de biodiesel e diesel mineral. Esta representação corresponde à quantidade de biodiesel na mistura. Por exemplo, se uma mistura tem 2% de biodiesel, é chamada B2.

Biodiesel no Brasil
O Brasil está entre os 10 maiores produtores de biodiesel do mundo . O país conta com grandes áreas agricultáveis e o cultivo de oleoginosas como a soja, e a produção de álcool etanol, ambos usados na produção de biodiesel. O Brasil conta com mais de 40 indústrias que produzem biodiesel e vários projetos de usinas em andamento. O Brasil ficou em quarto lugar na produção mundial de biodiesel em 2008, subindo para a segunda posição em 2010.

Biodiesel no mundo
A Europa é responsável por 90% da produção mundial de biodiesel. O governo incentiva a produção, criando leis específicas para o produto, visando melhoria das condições ambientais através utilização das fontes de energia mais limpas. As refinarias de petróleo da Europa têm buscado a eliminação do enxofre do óleo diesel. Como a lubricidade do óleo diesel mineral dessulfurado diminui muito, a correção tem sido feita pela adição do biodiesel, já que sua lubricidade é extremamente elevada. Esse combustível tem sido designado, por alguns distribuidores europeus, de “Super Diesel”.
O programa americano de biodiesel é menor que o europeu e apresenta diferenças importantes. Sua matéria prima principal é a soja, complementada com óleos de fritura usados. A grande motivação americana para o uso do biodiesel é a preocupação com a qualidade do meio ambiente. A capacidade de produção estimada é de 210 a 280 milhões de litros por ano. A produção de biocombustíveis nos EUA vem aumentando de forma significativa, chegando aos 75 milhões de galões. O programa americano de biodiesel é abastecido por pequenos produtores. O governo americano tem apresentado programas com objetivo de incentivar a produção do biocombustivel. Atualmente, o Biodiesel está sendo usado em frotas de ônibus urbanos, serviços postais e órgãos do governo e embarcações. As vendas de biodiesel nos USA, segundo informações da NBB, em 1999 atingiram 1,9 milhões de litros subindo posteriormente para 57 milhões de litros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário