quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Biogás


Processo de digestão anaeróbica

O biogás é um gás inflamável produzido pela mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras. É um combustível gasoso que possui um conteúdo energético elevado, assim como o gás natural. Utilizado na propriedade rural com o benefício de reduzir os custos de produção, o biogás pode gerar três tipos de energia: elétrica, térmica ou mecânica.
Para a obtenção de energia, utiliza-se um equipamento denominado biodigestor anaeróbico. Nem todos os locais são boas localizações para os biodigestores: apenas as áreas rurais e determinados espaços urbanos. No Brasil, estes equipamentos estão instalados em maioria na área rural, sendo utilizados, principalmente, para saneamento rural, tendo como subprodutos o biogás e o biofertilizante.
A matéria-prima utilizada na produção de biogás é essencialmente orgânica. As principais são a palha, o bagaço de vegetais e o esterco. Essa fonte energética pode ser utilizada em motores, fogões e na geração de energia elétrica.
Um dos benefícios do uso do biogás como fonte de energia é a redução do lixo, pela natureza de sua matéria-prima. Todavia, sua emissão também é poluente ao meio ambiente, devido à alta concentração de metano e dióxido de carbono em sua estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário