quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Periferias deprimidas: biomassa pode ser razão de prosperidade econômica




A biomassa, apesar de criticada por estimular o desmatamento, é um recurso que pode gerar uma grande melhoria nas nações subdesenvolvidas no referente à luta contra a pobreza, à criação de empregos, à independência do ponto de vista energético e à adaptação às mudanças climáticas. É irrefutável que este recurso estimula o avanço às matas nativas. Porém, para desenvolver-se economicamente e obter destaque mundial, de acordo com o IIED (International Institute for Environment and Development) em relatório recente, as nações pobres devem aumentar internamente o uso de energia proveniente da biomassa.
O relatório publicado afirma que para transformar a dependência a biomassa em benefício econômico os países devem tomá-la como fonte de energia renovável. Ou seja, ao invés de utilizar-se de matas nativas como recurso, matas replantadas continuamente devem ser a fonte de biomassa. De tal maneira, a obtenção de energia através de biomassa deixa de ser uma atividade extrativista. Os outros tão famosos benefícios também entrariam em cena: geração de empregos em toda a cadeia de fornecimento, diminuição da pobreza e emissão de menos gases do efeito estufa.
Pelos países desenvolvidos, a biomassa é vista como oportunidade de negócio. Na Áustria, 80% das casas recentemente construídas são equipadas com caldeiras a lenha. A Dinamarca pretende tornar-se neutra em carbono até 2050 a partir da duplicação do uso de biomassa. Os emergentes, segundo o IIED, não avançam na utilização do recurso em questão por considerá-las fontes de energia sujas e inadequadas à preservação florestal.
“Muitos governantes dos países em desenvolvimento tentam convencer as pessoas a não usar lenha ou carvão como combustível, mas isso só penaliza os pobres e pouco ajuda a conter o desmatamento”, diz Duncan Macqueen, pesquisador do IIED e co-autor do relatório. “Em vez disso, eles deveriam abraçar e legalizar os combustíveis de biomassa como fonte de energia. E adotar políticas que tornem as cadeias de fornecimento sustentáveis”.
Segundo uma previsão da Agência Internacional de Energia, a biomassa será responsável por 30% da energia consumida no mundo até 2050 - atualmente ela é responsável por 10%. A biomassa é uma fonte de energia altamente versátil. Por poder ser convertida em todos os vetores de energia (calor, eletricidade líquida e gás), ela pode suprir diferentes demandas - desde bombas de irrigação a refrigeração para transporte e telecomunicações. Atualmente está sendo pensada a possibilidade de utilizar o combustível de pinhão como combustível para aviões. O único impedimento é a necessidade de um consenso entre o aumento da produção, a disponibilidade de alimentos e a consciência ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário