quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Cogeração de energia


O que é?

A cogeração de energia é um processo em que há a obtenção de duas formas de energia ao mesmo tempo. O tipo mais comum é a cogeração de energia elétrica e a energia térmica, principalmente a partir do uso de biomassa. A cogeração de energia é um atrativo para as indústrias por aliar economia e benefícios ambientais.

O bagaço da cana


A geração de energia a partir do bagaço da cana no Brasil tem crescido cada vez mais. O país poderá produzir, em 2012, quase 24 mil MW (megawatts) de energia elétrica a partir dessa biomassa, aproveitando o que restar de 730 milhões de toneladas de cana prevista para aquela safra. Esse número corresponde ao dobro gerado pela usina de Itaipu, de acordo com o diretor de Energia da Federação das Indústrias do Estado (Fiesp), Luiz Gonzaga Bertelli.
O bagaço da cana é atualmente utilizado tanto em usinas sucroalcooleiras como por outras indústrias, como as de suco de laranja – Citrosuco, de Matão, e Cutrale, de Araraquara (SP). O preço por tonelada da biomassa varia, segundo o assessor de Bioeletricidade da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), Zilmar de Zouza, porque o frete influencia muito. Descontado o fator logístico, ele estima valores entre R$ 5 e R$ 30 por tonelada para o bagaço de cana.

A produção de energia
O processo de obtenção de energia através do bagaço da cana se concretiza nas usinas. Após a colheita e o transporte, a planta passa por três moendas. O produto da primeira moagem vai para a produção de cana-de-açúcar, enquanto na segunda e na terceira é produzido o álcool combustível. O que resta, ao final, é o bagaço da cana.
A energia obtida do bagaço da cana é adquirida através da queima dessa biomassa. Depois de passar por turbinas e geradores, o vapor gerado pela queima fornece a energia elétrica. Os restos do bagaço da cana são utilizados como adubo, o que evita maiores impactos ambientais.

Vantagens e desvantagens
A principal vantagem da obtenção de energia através do bagaço da cana é que esse processo se torna uma terceira fonte de receita das usinas que o praticam, podendo gerar até uma quarta fonte de renda, a emissão de créditos de carbono. Outra vantagem é a pouca perda de energia, se comparado com a eletricidade produzida em grandes usinas. Além disso, a geração de energia é descentralizada e os equipamentos, bem como o combustível, são nacionais, e serve como um complemento à hidreletricidade, por estar mais disponível no momento de baixa geração de energia elétrica por hidrelétricas.
Como desvantagem, a energia do bagaço da cana apresenta o alto investimento inicial. As usinas, para a produção da energia, necessitam de um grande capital. Por outro lado, o retorno deste se dá mais rapidamente do que muitos outros negócios. Outro grande desafio na utilização do bagaço da cana é a estocagem adequada, necessária devido à produção em grande quantidade durante a safra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário