quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Série Biomassa: o lado negro de seu uso como fonte de energia



Parte I

As consequências da utilização de biomassa como fonte de energia

Como já se sabe, toda fonte de energia tem seu lado negativo. Errôneo, portanto, seria afirmar que a biomassa como fonte de energia não traz prejuízos à sociedade, a um país ou até mesmo à preservação do nosso planeta.
Os malefícios causados pela biomassa e pelos biocombustíveis são grandes, assim como seus benefícios. Entre seus malefícios, estão não só a desflorestação e falsos méritos de redução das emissões de CO2, como também a triste realidade do aumento da fome pela subida dos preços de alimentos. Nessa série, citaremos e explicaremos sobre eles, que são de tão necessária discussão.

Parte I - Os biocombustíveis e a emissão de dióxido de carbono

A biomassa tem uma ligação direta com o ciclo do carbono. Por participarem de todo esse processo, a biomassa queimada libera o dióxido de carbono que havia anteriormente absorvido do ambiente para a realização da fotossíntese. Assim, o balanço da emissão de carbono é nulo.
Nesta análise, porém, muitos se esquecem do fato de que o processo de obtenção e distribuição de energia não se limita à queima de biomassa. Todo o processo, desde a retirada de biomassa até a disponibilização de energia, é composto inúmeros fatores. Ignoram-se os custos das emissões de CO2 dos utensílios agrícolas, do processamento e refinação, das refinarias, do transporte e das infra-estruturas para transporte e distribuição, além da energia de fertilizantes e pesticidas utilizados durante as colheitas.
Os custos de energia e emissão de carbono podem ser expressivos quando se analisa todo o processo produtivo da energia proveniente de biomassa, e são piores ainda quando a energia, ou ainda mesmo a fonte de energia (biocombustíveis e oleaginosas, respectivamente), transitarem de um país a outro, situação muito propensa a acontecer, pelo crescimento do uso de biomassa na matriz energética mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário