domingo, 16 de outubro de 2011

Série Proálcool - Parte II

Os benefícios e malefícios do Proálcool e da produção de álcool


Benefícios

O Proálcool estimulou o desenvolvimento da tecnologia de processos produtivos e aproveitamento energético da cana-de-açúcar e seus subprodutos. Também foi de grande ajuda para o governo, pois reduziu a dependência do Brasil em relação ao petróleo importado e aumentou a capacidade do Brasil de assumir um grande papel no mercado internacional de açúcar. Em curto prazo, o programa trouxe grandes benefícios para a economia brasileira: além de muito mais barato que a gasolina, ainda era uma grande fonte de empregos no Brasil todo, pois a demanda de cana de açúcar ficou muito maior com o programa, acarretando grande capitalização do campo, minimizando assim um dos grandes problemas brasileiros.


Malefícios

Também em curto prazo, todavia, pode-se citar o agravamento dos problemas relacionados à concentração de terras: aumento do número de trabalhadores diaristas, incentivo à monocultura e êxodo rural. Estes problemas estão ligados ao fato de que quem não possui usina, realidade dos pequenos e médios produtores agrícolas, é obrigado a vender sua produção aos usineiros, que costumavam pagar muito pouco pela cana-de-açúcar.

Outro grande problema é o despejamento de vinhoto (resíduo da produção de álcool), causando a morte dos peixes por asfixia. A queimada do canavial, constantemente praticada, destrói a microfauna e a microflora, fator favorecedor da mineralização do solo e do conseqüente decréscimo da produtividade. Também é citável a poluição do ar, que leva a problemas respiratórios tanto nos canaviais como nas cidades próximas.

Como principal malefício do Proálcool se encontra o aumento das culturas de cana-de-açúcar que, pela ambição de seus proprietários, ocuparam terras que poderiam ser usadas para a produção de alimentos essenciais. Isso acarretou problemas graves de alimentação e abastecimento da população e contribuiu para o aumento dos preços desses produtos agrícolas. Esta é uma mostra de que os interesses econômicos prevalecem sobre as necessidades humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário