quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tipos de biocombustíveis




  • Biodiesel: é um combustível obtido a partir de óleos vegetais como o de girassol, nabo forrageiro, algodão, mamona, soja e canola.
Vantagens: reduz emissões poluentes, reduz a dependência energética, promove o desenvolvimento da agricultura nas zonas rurais mais desfavorecidas, criando empregos e evitando a desertificação.
Caracteríticas principais:
- Mais seguro do que o diesel de petróleo.
- A exaustão do biodiesel é menos inofensiva.
- Não requer armazenamento especial.
- Funciona em motores convencionais.
- Aumenta a vida útil por ser mais lubrificante.
- É biodegradável e não tóxico.
Processo: Transforma-se o óleo vegetal em biodiesel por um processo denominado transersterificação (separação da glicerina do óleo vegetal).

  • Etanol: etanol produzido a partir de biomassa e/ou da fração biodegradável de resíduos para utilização como bicombustível. Pode ser extraído do milho, da soja, do côco de babaçu, da beterraba, da batata ou da cana de açúcar. No Brasil, a área de maior produção é o estado de São Paulo, pela ocupação de terras que anteriormente cultivavam gêneros alimentícios. Comumente utilizado como combustível para automóveis.
Vantagens: Sua queima é mais limpa do que a da gasolina.
Desvantagens: No Brasil, a produção de etanol gera como resíduos o bagaço da cana de açúcar e o vinhoto, que é poluente e normalmente é rejeitado a céu aberto, em rios e lagoas, provocando danos ao meio ambiente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário